Título Original: Toki wo Kakeru Shoujo

País:  Japão

Ano:  2006

Duração:  98 minutos

Gêneros:  Ficção Científica, Animação, Romance, Comédia, Drama

Direção: Mamoru Hosoda

Roteiro:  Satoko Okudera, Yasutaka Tsutsui

Formato:  AVI

Tamanho:  700 MB

Legendado: Português

Sinopse:

A animação baseada em mangá de sucesso voltado para o público juvenil aborda o cotidiano de uma colegial que sofre um acidente numa linha de trem e percebe que tem um dom sobrenatural de transitar pelo tempo.

Download

Comentário:

Pessoas, prédios, carros, casas, bicicletas, raios de sol e sombras, animais, família, livros, roupas, nomes, números, músicas, bolas, som de cigarras… Caos. A vida e todos os minuciosos detalhes que tem. Retratados como se fossem um dos animes de Miyazaki, mas esta história só tem esta influência com o grande desenhista japonês.

Chego a me perguntar muitas e muitas vezes se o que vivo é real ou um sonho. Quando me deparo com obras belas, singulares e ficcionais, acredito que tudo é possível, porque é essa a ideia da história bem contada. E do talento e esforço para se contar uma boa história. O coração das pessoas se enche de esperanças ao deparar com tais histórias surpreendentemente irreais que parecem ter ocorrido. A emoção que Makoto exprime no anime é muito grande, e comparável à de uma pessoa na vida real. Mesmo a sua aparência, criado por Yoshiyuki Sadamoto, sendo bem simplista e as emoções bem marcadas. Mas todos estes detalhes não são apenas para preencher a animação como uma forma de mostrar o talento do Estúdio e do desenhista, pois só tem a favorecer a história, mostrando o contexto atual.

Poderia parecer clichê o fato de suas ações aparentemente inocentes cobrarem um preço alto em outras pessoas, mas o fato de Makoto não “ir para o lado negro da força”, dá a nós uma afinidade com a protagonista, querendo que ela não se dê mal, pois vemos sua inocência. Em vez de fazer coisas para si mesma, resolve ajudar o amigo enxergar a menina que gosta dele, repete inúmeras vezes cenas que foram, para ela, especiais e únicas.

Talvez se tivéssemos esse poder, também preferiríamos querer reviver certas ocasiões de nossa vida do que hoje, porque agora estamos pensando no que faríamos. Porém ninguém sabe o que pode acontecer quando se tem um poder na palma da mão, será que refletiríamos? Mas saber de antemão o que irá acontecer no futuro acaba com as surpresas da vida e a naturalidade dos relacionamentos.

O ambiente do filme nos remete a “Whisper of the heart”, do estúdio Ghibli. Mas o Estúdio Madhouse tem muita qualidade em seus animes seriados, dentre eles estão HunterXHunter, Death Note e Devil May Cry.

mas nada é feito com ostentação, tudo funciona a favor da história e da ambientação. Certas cenas do “mundo parado”, em especial, são pura poesia, chegando a arrepiar de tão belas.

Makoto é independente, ativa e destemida. Trata seus amigos, Kousuke e Chiaki, de igual para igual, jogando beisebol com eles como se fosse um garoto, além de ser estabanada, e ao mesmo tempo é sensual e fofa. Não usa nada mais que camisa polo branca, tem cabelos curtos e simples, não usa nenhuma maquiagem. O fato de a personagem ser tanta coisa assim, só mostra a complexidade das suas personagens, o Estudio Madhouse não deixa pra trás a maturidade nas produções, retratando como é de fato na vida real.

NOTA IMDB

Anúncios