Título Original: Majo no takkyûbin

País:  Japão

Ano:  1989

Duração:  103  minutos

Gêneros: Aventura, Animação, Família

Direção: Hayao Miyazaki

Roteiro:  Hayao Miyazaki, Eiko Kadono

Formato:  RMVB

Tamanho:  229 MB

Legendado: Português

Sinopse:

Kiki é uma jovem bruxa em treinamento, que acabou de completar treze anos. De acordo com a tradição, todas as bruxas com essa idade devem deixar suas casas, para aprender a viver por conta própria. Kiki, junto com seu gato Jiji, voa para longe para viver na cidade de Korico. Depois de chegar lá, tem de arrumar emprego e aprender o verdadeiro significado de sua nova vida, principalmente depois que perdeu o poder de voar. Mais uma obra mágica do gênio Hayao Miyazaki, que ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação pelo incrível A Viagem de Chihiro. Uma longa jornada cheia de aprendizado, magia e muita emoção.

Download

Parte 01 / Parte 02 / Parte 03

Comentário:

Em O Serviço de Entregas da Kiki há uma preparação para que Kiki se torne uma bruxa, a qual funciona como uma metáfora para o amadurecimento, o que acontece em muitos filmes de Miyazaki. Esta preparação acontece quando as bruxas completam 13 anos, tem que sair de casa durante um ano, para aprender a se virarem sozinhas com o objetivo de descobrirem os seus dons. Kiki escolhe uma cidade grande e litorânea, pois nunca havia visto o mar, nem estado em uma metrópole. Mas o seu encantamento vai sumindo conforme ela lida com o dia-a-dia da grande cidade.

Faz amizade com uma padeira que a acolhe em sua casa, e por estar grávida, pede ajuda para Kiki no serviço da padaria. Além disso, Kiki tem seu próprio negócio: entregas. Com a ajuda de sua vassoura entrega dentro e fora da cidade. Complicações engraçadas e embaraçosas acontecem no início, divertindo e emocionando muito, principalmente as crianças.

Ainda sim existe a parte dramática da história sendo tratada sutilmente, que é o fato de Kiki tentar ter amigos, querer ir a festas, usar roupas iguais as jovens de sua idade, mas perceber que muitos a olham com estranheza. Em meio a essa situação, entra num conflito consigo mesmo, adoece e entristece. Provavelmente sente falta da casa de seus pais no interior, com seus amigos, onde podia andar na rua sem dar atenção à carros ou à olhares estranhos. O propósito de Kiki, descobrir o seu dom parece distante, insegura e impaciente, Kiki acaba tendo sua magia enfraquecida.

É um clichê Kiki conseguir utilizar sua magia só no último momento para salvar o seu único amigo da cidade, mas é o que geralmente acontece com as pessoas quando querem fazer algo e não conseguem, só conseguem em meio à pressão, à necessidade.

O desenho sempre muito perfeito, com todos os planos cheios de detalhes, nenhum espaço vazio, o que faz o irreal convencer muito pela aproximação do real através do ambiente onde se passa a história. Kiki é uma protagonista agradável, que conta uma história inocente e educadora.

NOTA IMDB

Anúncios