Sua cartola definitivamente é uma grande marca, é uma extensão do corpo. Em todos os seus retratos e auto-pinturas, ele fazia questão de pôr a cartola, mostrando que era uma pessoa importante.

Entre 1832 e 1883 viveu Édouard Manet, de família rica e burguesa parisiense surge este pintor realista. Mas um realismo diferente da maioria dos realistas de sua época: era aristocrático, não tinha intenções sociais e polêmico. Viveu numa época que os artistas já não queriam mais ser influenciados pela Antiguidade Clássica, com a intenção de melhorar a realidade e sim representá-la, e o que ocorria no momento era a industrialização. Então as obras voltaram-se para a realidade vivida. Mas Manet e sua aristocracia o fizeram desprender-se desse padrão, expondo como via o mundo, por isso é considerado precursor do Impressionismo.

Manet – Almoço na Relva

Nesse quadro as personagens representadas eram pessoas conhecidas na época, o que gerou polêmica. Este é o primeiro traço do realismo, depois notamos a mulher saindo da água, mais a frente frutas e roupas espalhadas. Não há preocupação com a beleza ideal m nenhum momento. As cores privilegiam a nossa atenção para a mulher nua. Os elementos são dispersos, como na realidade. Além disso este quadro de Manet se baseou numa gravura de Rafael, ou seja é uma releitura, acredito que isso também desagradou os críticos. Os críticos “acharam” esta obra o ser anti-acadêmica e politicamente suspeito que tanto procuravam em Manet, o fazendo perder prestígio. Da tempestade que se seguiu em torno desta pintura surgiram discussões acadêmicas da arte que estava surgindo. Os críticos também tinham muito a dizer sobre suas habilidades técnicas: a iluminação dura frontal, vinda do “nada” e a eliminação de tons médios abalou idéias de formação acadêmica tradicional. No entanto, foi uma obra importante, pois foi o advento do impressionismo.

Execução de Maximiliano – Manet

Como quase todos os pintores, houve sua fase “azul”, que ocorreu no início de sua carreira, e também uma fase em que mostra as tendências artísticas do tempo em que vivia. Além de mostrar, por exemplo, em Execução de Maximiliano, a influência e metalinguagem ao quadro abaixo de Goya.

 Os fuzilamentos de 3 de maio de 1808 – Francisco Goya

Em ambos os quadros o rosto das vítimas são diferentes, cada feição transmite uma emoção, mostrando sua individualidade. Além disso, os rostos dos guardas não é mostrado – exceto um dos guardas na obra de Manet – acredito que isso ocorre porque a intenção dos pintores é mostrar que violência não tem rosto. Assim o tema da repressão aparece em todos os detalhes dos quadros, um manifesto que expõe a luta de liberdade contra a tirania.

O Balcão – Manet

A diferença do claro e do escuro, com a luz refletindo nos vestidos, na camisa do homem e no vaso, para focar nossa atenção novamente para quais elementos o artista deseja, além de criar a impressão da moça sentada estar mais a frente, a outra mais atrás e o homem pelo fundo. Outra característica que dá essa impressão nota-se nos rostos, a moça sentada tem traços mais fortes que pode-se dizer bem definidos comparado aos rostos esboçados das outras duas figuras. O braço da moça mais a frente também é mais detalhado. Tudo isso dá essa sensação de vários planos: o quadro, a moça sentada e o cachorro no primeiro plano, depois a mulher em pé e as venezianas, e por fim, o homem e o interior – imperceptível- da casa. Como Manet gostava de fazer releituras ao seu modo, acredito que por isso Magritte fez uma releitura de sua obra O Balcão ao seu próprio estilo também, ou seja, conceitual. No releitura feita por Magritte, as figuras da obra de Manet foram substituídas por caixões, no entanto, o resto da composição mantém-se. Os caixões, podem simbolizar a única certeza da vida: a morte. Ou ainda, algo mais profundo, a arte de Manet e dos artistas de sua época morreram. Foram substituídas por outras. Nesta fotografia de Alain Jacquet (1939-2008), fez uma, digamos, releitura da releitura. Muito interessante. E mais uma obra que faz releitura á Manet, versão de Olympia  por Larry Rivers.

Anúncios