Título Original: Heisei Tanuki Gassen Ponpoko

País:  Japão

Ano:  1994

Duração:  111  minutos

Gêneros:  Fantasia, Infantil, Aventura, Animação

Direção: Isao Takahata

Roteiro:  Hayao Miyazaki, Isao Takahata

Formato: RMVB

Tamanho:  CD1 184MB/ Cd2 207 MB

Legendado:  Português

Sinopse: 

O crescimento de Tóquio durante os anos 60 originou uma explosão urbanística nos subúrbios; montanhas foram aplanadas e florestas abatidas. Os tanuki, uma espécie de guaxinins, vêem-se ameaçados pelo desenvolvimento dos humanos: a área habitável reduz-se, bem como os recursos alimentares. A falta de comida conduz a guerras internas

Download

Cd1   Parte 1     Parte 2        Parte 3

Cd2  Parte 1      Parte 2       Parte 3

Comentário:

Produzido 10 anos depois de Nausicaä, Pom Poko é mais nipônico, digamos, por causa das referências culturais com os animais antropomórficos, dominadores da arte marcial, além dos Tanukis estarem presentes até em templos, por serem símbolos mitológicos sagrados. Como sempre, Hayao com sua influência nos valores ambientais, mas com uma dinâmica em sua narrativa diferente das outras obras do Studio Ghibli.

A história mostra como as atitudes humanas afetam a vida dos animais de forma fantasiosa, é claro. Uma rápida e forte urbanização ocorre, alguns animais vão embora, mas os tanukis começam a disputar território e comida. Ingenuamente tentam assustar os humanos, na tentativa de os expulsar. Vendo o fracasso, começam a invadir o território humano, para isso usam da televisão como meio para entender a vida humana, disfarçando-se deles vão trabalhar, e com o tempo vão esquecendo quem são diante da vida moderna. Há uma forte crítica à tv, pois os tanukis sobrem uma lavagem cerebral, começam a comer comida humana, a se intoxicar. Viciam-se em jogos e bebidas alcoólicas.

Tem valores maravilhosos, e acredito que as animações do Studio Ghibli formaram a moral de muitos japoneses e habitantes de todo o mundo. O objetivo de Hayao Miyazaki e Isao Takahata voaram mais longe.

Mais sobre o Studio Ghibli, com dicas de animações: https://fourhandedbrains.wordpress.com/2012/05/09/studio-ghibli/

Nota IMDB

Anúncios