Título Original: Kaze no Tani no Nausicaa

País:  Japão

Ano:  1984

Duração:  117  minutos

Gêneros:  Drama, Aventura, Animação

Direção: Hayao Miyazaki

Roteiro:  Hayao Miyazaki

Formato: RMVB

Tamanho:  256 MB

Legendado:  Português

Sinopse: 

Após “A Guerra dos Sete Dias de Fogo”, causada pelos humanos por uma fictícia Revolução Industrial, surge uma floresta que exala gases venenosos. Apenas insetos e um ser conhecido como Ohmu vivem por lá. Nausicaä, filha do rei do Vale do Vento, tem uma estranha empatia pela floresta, e se vê obrigada a cuidar e proteger dela.

Download:

http://www.mediafire.com/?ywzmimfyjy1

http://www.mediafire.com/?imzjufyyjtj

http://www.mediafire.com/?5daozjmmrdt

Comentário:

Nausicaä do Vale do Vento foi inspirada em uma personagem que tem pouco destaque em Odisseia, de Homero, cujo o diretor, Hayao Miyazaki tinha fascinação, e o conto japonês A princesa que amava insetos. A história de Miyazaki trás valores muito belos como respeitar as florestas, os insetos e, como marca registrada, a amizade é sempre destacada. Nausicaä é sensível, forte e corajosa, sem falar muito percebemos tudo isso através de seus atos.

A personagem Nausicaä em Odisseia era uma princesa bonita e sonhadora, moradora da ilha de Feácia, gostava de tocar harpa e tinha uma decidida paixão pela natureza. Ela salvou Odisseu quando este apareceu ensanguentado na praia. Pressionado pelos pais de Nausicaä, Odisseu partiu sem demora, o que acarretou na tristeza da bela princesa. Nausicaä não desejou casar-se, tornando-se então a primeira mulher menestrel. Percebe-se então que a história de Miyazaki é muito mais criativa e envolvente, mas decidi mostrar quem era a Nausicaä inspiradora.

Diferente de outras animações voltada para o público jovem, os personagens não possuem características extremas, Nausicaä, em um momento perde o controle e mata alguns homens do exército de outro Vale que atacaram e mataram seu pai, mostrando a complexidade dos seres humanos, sem a antítese de bem X mal e sim o paradoxo bem & mal. Com isso já percebemos que a trama é muito mais madura e realista do que outras animações, e também é educativa e filosófica.

Nota IMDB

Leiam mais sobre as obras de Miyazaki e se encante com o Studio Ghibli, estamos postando sempre sobre suas incríveis produções: https://fourhandedbrains.wordpress.com/2012/05/09/studio-ghibli/

 

Anúncios