O planeta Terra possui paisagens incrivelmente lindas. Estamos acostumados a pensar sobre a beleza convencional, de uma montanha coberta de grama e que no final encontramos uma cachoeira com 50 metros de altura e embaixo pedras e mais pedras, das mais diferentes cores e texturas. Claro, isso é só uma das visões estereotipadas sobre a encantadora natureza. Porém, quando vemos imagens diferentes, objetos diferentes, animais fora do comum, associamos ao estranho e nem sempre ao belo logo de cara e até mesmo consideramos de outro planeta. Como já disseram em muitos filmes e músicas: O estranho tem sua beleza. Sem dúvidas, são enigmáticas e maravilhosas cenas de lugares do mundo, nem ao menos sabemos que existem. Separei algumas delas:

1 – A Floresta de Pedra de Madagascar

Os picos de calcário, com até 120 metros de altura, foram modelados devido a chuvas fortes ao longo de milhares de anos, dando essa aparência incomum. O acesso para o ser humano é difícil e consequentemente inóspito para nós. Entretanto, há muitas espécies animais e vegetais, sendo no pico os mais aptos a sobreviver em lugares desérticos e no solo os de ambiente úmido.

2 – Ilha de Socotra

Socotorá ou Socotra é um pequeno arquipélago formado por quatro ilhas no Oceano Índico, em frente à costa do Chifre da África (Corno de África), a 250 km a leste do cabo Guardafui e a uns 380 km a sudeste da costa do Iémen, que administra Socotorá em nome do Sultanato de Mahra e Socotorá. Socotra é uma das ilhas de origem continental mais isoladas do mundo, separando-se provavelmente da África como uma falha durante o Plioceno médio, no mesmo conjunto de eventos que abriu o Golfo de Áden para o noroeste. O clima em geral é desértico tropical, com poucas chuvas, concentradas no inverno e mais abundantes nas maiores alturas do que nas zonas costeiras. O clima é fortemente influenciado pela monção. De junho a setembro tradicionalmente a ilha era inacessível por causa dos fortes ventos.

3 – Solar de Uyuni, o lago de sal boliviano

Solar de Uyuni é a maior planície salgada do mundo. Apresenta 12.000 km² de área, ou seja, maior que o Lago Titicaca, situado na fronteira entre Peru e Bolívia. Estima-se que contenha 10 bilhões de toneladas de sal, e uma de suas atrações turísticas são os hotéis de sal. Ao lado do lago de sal, como podemos ver na foto acima, existem também desertos imensos, com verdadeiras esculturas criadas pelo vento.

4 – Dry Valleys, na Antártida

O vale seco da Antártida é considerado por geólogos o local mais parecido com o solo marciano no nosso planeta. Curiosamente, este lugar da Antártida quase nunca neva e apenas faz um frio de doer. Não há qualquer planta visível num raio de quilômetros. Há também um lago permanentemente congelado, com vários metros de espessura. Abaixo desse lago, habitam microorganismos em uma água extremamente salgada.

5 – Kilkuk, no Canadá

Todo ano, com calor intenso do verão, as águas do lago Spotted evaporam, deixando pequenos lagos coloridos, concetrados de minerais. É um fenômeno raro no planeta. O lago mede 15 acres e encontra-se numa propriedade privada

6 – O Campo de Golfe do Diabo – Vale da Morte, EUA

O nome “Campo de golfe do diabo” deve-se por praticamente não haver vidas e ter o solo irrelugar com rochas que produzem cristalizações. O lugar fica no fundo do Vale da Morte, e é um dos lugares mais profundos dos EUA. O vale da morte é um dos lugares mais secos e quentes do planeta.

7 – Columnar Basalt

Há milhões de anos, lavas de vulcão passaram por esses locais e resfriaram tomam esses formatos estranhos de basalto. Essas fotos não são somente de um lugar, mas de três locais diferentes que ocorrem o mesmo fenômeno. Alguns desses lugares são: Irlanda do norte, Escócia. Estima-se que a idade de tais formações seja de 60 milhões.

8 – Mina Naica, a caverna de cristal, México

A mina de Naica é conhecida por ter os maiores blocos de selenita do mundo, chegando até 11 metros de comprimento e 4 metros de diâmetro. As principais matérias extraídas da caverna são zinco, prata e chumbo.

9 – Plitvice Lakes, Croácia

Plitvice Lakes é um parque nacional que possui 16 lagoas e dezenas de cachoeiras. As cenas acima são de uma beleza sem limites, um dos lugares mais lindos que já vi. Sua formação geológica formada pelo carbonato de cálcio colore a água, produzindo uma miríade de lagos azul turquesa, cercados por uma exuberante flora.

10 – Vale da Lua – Chapada dos Veadeiros, Brasil

Para terminar, fechei com um deleite para visão de qualquer um e em território nacional. O nome obviamente vem da paisagem assemelhar-se com o relevo da lua, esculpido com chuva e vento. As formações rochosas são de quartzo, com aflorações de cristais para todo canto.

Agora me pergunto, será que existem mais lugares maravilhosos que o homem ainda não descobriu?

Anúncios