Título Original:  Mulholland Drive

País:  EUA

Ano:  2001

Duração:  147 minutos

Gêneros:  Mistério, Drama, Suspense

Direção:  David Lynch

Roteiro: David Lynch

Elenco:

Laura Harring
Naomi Watts
Ann Miller

Formato:  RMVB

Tamanho:  497 MB

Legendado:  Português/BR

Sinopse:

Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco (Ann Miller). É nesse mesmo prédio que vai morar Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade que conhece Rita e tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade. Em outra parte da cidade o cineasta Adam Kesher (Justin Theroux), após ser espancado pelo amante da esposa, é roubado pelos sinistros irmãos Castigliane.

Download

Comentário:

Cidade dos Sonhos é um filme muito subjetivo, pois a visão dele inteiro é de uma personagem, que na vida real aparece poucas vezes. Assisti ao filme, mas não se cessou minha perturbação sobre uma cena final, que havia me intrigado: a chave azul entregue para Diane. Lembrei, logo nesse momento, que a chave só seria entregue se “Rita” fosse morta. Rita entre aspas por que na vida real, seu nome era Camila e era namorada de Diane. A personagem de Naomi Watts, Betty, faz parte de um sonho que Diane está tendo, pela perturbação que a cerca por ter mandado matar Camila, sua ex namorada. Ela sonha que Camila abre a caixa aí é sugada por ela. Então acorda, percebemos isso por que as cenas tem nexo. Relembra que Camila a traiu e que vai se casar com o diretor de cinema, explicando muitas coisas.

O filme começa com Betty chegando a Los Angeles por querer ser atriz, hospeda-se na casa da tia, e encontra uma mulher que diz se chamar Rita, mas depois diz a verdade: que não lembra quem é, e que sofreu um acidente. Esta é Camila. Betty não se revela, apenas a ajuda e dedica-se à descobrir quem é Rita. Na última parte do sonho de Diane, revela-se apaixonada por ‘Rita’. E nos vemos em choque. Pensei que Betty ajudava ‘Rita’ por causa do dinheiro, que no início do filme, a fala à outra para abrir a bolsa em busca de alguma pista. E lá está muito dinheiro e a misteriosa chave, que aparece no final do filme na mesa de Diane.

Um indício de que tudo isso faz parte de um sonho, é que dois detetives que investigavam o acidente que ‘Rita’ sofreu, vão à um café, e um deles diz que sonhou que tem um monstro atrás do café, então quando vão lá, há esse monstro, logo estão sonhando.

Betty vai fazer um teste e acaba quase conhecendo um diretor, que está sendo ‘manipulado’ a fazer um filme segundo interesses. Então o sonho de Diane passa a ver um pouco da vida desse diretor e que este está sendo perseguido, e também sonha que este foi traído, por um desejo subconsciente, já que foi traída.

Uma parte que aparenta desconecta, uma digressão, mas com um significado. ‘Rita’ e Betty saem às 2h da manhã para ir ao Clube do Silêncio, onde tem uma mulher cantando intensamente uma música triste sobre a perda de um amor, ambas choram. E não entendemos por que, visto que ambas estão bem e que estão juntas se amando. Por isso essa cena lembra um pouco Eraserhead, onde ocorre uma cena ‘sem sentido’ de uma mulher cantando. Mas acontece que há um sentido, a partir do momento que sabemos que Betty é Diane, e que Diane não tem mais seu amor – Camila. Ou ainda por estar arrependida de ter mandado mata-la.

Anúncios