Título original: Melancholia

País: Dinamarca

Ano: 2011

Duração: 

Gêneros: Drama, Ficção Científica

Direção: Lars Von Trier

Roteiro: Lars Von Trier

Elenco: 

Kirsten Dunst
Charlotte Gainsbourg
Kieffer Sutherland

Formato:  RMVB

Tamanho:  470 MB

Legendado: Português/BR

Sinopse:

O tempo só serviu para afastar as irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg). Nem o casamento entre Justine e Michael (Alexander Skarsgård) serve como desculpa para aproximá-las e, depois da cerimônia, Justine começa a ficar triste e melancólica. Quando o anúncio sobre a colisão da Terra com outro planeta chega ao conhecimento, as reações são bem diferentes. Justine está conformada, enquanto o desespero do iminente fim apavora Claire.

Download

Parte 1       Parte 2

Comentário:

Melancholia foi genialmente escrito e dirigido por Lars Von Trier, diferentemente de outras histórias sobre um possível fim da humanidade, onde as pessoas viram animais, saqueiam mercados e tentam a todo custo sobreviver, os seus personagens descobrem que um planeta, chamado “Melancholia”, que estava escondido do SOL (que penso ser uma metáfora à felicidade) está anunciando o fim da terra, mas simplesmente ficam em casa, cuidando de suas vidas normalmente e sentindo que serão imunes disso. Acredito ser muito provável que isso aconteça se o ‘fim dos tempos’ for anunciado amanhã. O marido de Claire, John, é seguro e confiável, e segundo ela: “estudou a vida inteira para isso” – para que melancolia não afetasse suas vidas. É claro que o nome é uma metáfora, que as pessoas se sentem seguras e acham que as coisas ruins não acontecerão com elas: Síndrome do Adolescente, segundo psicólogos (risos).

Acredito que para tanta beleza e melancolia, esse filme foi ‘bem calculado’, pois é tão denso e simples que é algo difícil de se fazer, é claro que o que estou dizendo parece contraditório, mas as coisas mais simples são as mais difíceis. Não estou falando que o filme foi fácil ou difícil, isso depende do que Lars Von Trier acha; e sim estou dizendo que, a tristeza e a depressão são tratadas em seu filme de forma muito simplória, porém se torna complexa e densa. Torna-se pesada, assim como a própria melancolia é.

O questionamento que surge na primeira parte do filme: por que, diante daquele mundo ‘maravilhoso’, rico e idealizado; Justine é melancólica… Penso, através do que observei, que ela não era daquele mundo, não se sentia bem nele, queria fugir dele. Mas não podia. E as pessoas ao seu redor davam-lhe um ‘papel’ dentro daquela ‘mini-sociedade’ que ela não conseguia viver, sentindo-se então inútil, dai então surge sua melancolia.

Todos os personagens são bem complexos, até os que menos aparecem, como o pai das irmãs, que é separado, e chama todas as mulheres pelo mesmo nome – Betty. Parece que a atuação de Kirsten Dunst não tem fim. Foi a melhor atuação que vi dela. Muito merecido o prêmio de melhor atriz em Cannes.

http://www.imdb.com/title/tt1527186/

Anúncios