Título Original:  The Imaginarium of Doctor Parnassus

País:  Reino Unido, Canadá, EUA, França

Ano:  2010

Duração:  122 minutos

Gêneros:  Aventura, Mistério, Fantasia

Direção:  Terry Gilliam

Roteiro:  Charles McKeown, David Valleau, Patrice Theroux, Robert How, Terry Gilliam, William Vince

Elenco:

Heath Ledger
Johnny Depp
Jude Law
Colin Farrell
Lily Cole
Christopher Plummer

Formato:  RMVB

Tamanho:  650 MB

Legendado:  Português/BR

Sinopse:

Dr. Parnassus tem o extraordinário dom de inspirar a imaginação das pessoas. Com a ajuda de sua companhia de teatro itinerante, composta pelo sarcástico Percy, seu assistente, e Anton, um versátil mágico, ele oferece ao público a possibilidade de transcender a realidade e entrar num universo de imaginação sem limites por meio de um espelho mágico. Mas toda mágica tem um preço e, por muito tempo, Parnassus vem jogando com o diabo, que agora volta para receber o seu pagamento: a sua preciosa filha Valentina.

Download

Comentário:

A história foi contada desse ponto de vista ilusório, e Terry Gilliam conseguiu genialmente colocá-la em filme. O que o torna incrível pela fotografia e efeitos gráficos, reproduzindo o surreal. Uma tarefa difícil, além do mais que Heath Ledger infelizmente morreu durante a gravação. Gilliam primeiro filmou toda a parte real do filme. Depois, Ledger morreu justo quando iniciariam as filmagens surreais. O que encaixou para o diretor ao usar outros atores, Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrel, na parte surreal, mostrando assim as diversas faces do protagonista – Tony. Um homem com várias máscaras, que são retiradas a cada vez que entra no mundo do Dr. Parnassus – O espelho. Ele mesmo reconhece sua multi-personalidade, não por que seja louco, e sim porque aprendeu ser assim. Tony era um político corrupto, que usava de uma instituição infantil para lavagem de dinheiro. Todo o surrealismo do filme pode ser retirado tornando a história mais simples, porém ainda envolvente e questionadora.

Acredito que toda essa fantasia surge da mente da doce Valentina, uma jovem de 16 anos, que vive à mercê das fantasias de seu pai. Seu pobre pai, Dr. Parnassus, que não tem nada à oferecer para ela, a não ser histórias fabulosas, poupando-a da realidade.  A forma como toda a história é contada do ponto de vista dessa menininha inocente é incrível, pois nos faz sentir e ver tudo o que ela viu e sentiu.

Quando Valentina e Anton (outro jovem órfão que vive junto a ela, seu pai e mais um anão, cujo nome me esqueci) encontram Tony que foi colocado enforcado e o salvam, suas vidas mudam. Primeiro, pois Anton só vivia junto deles por amar Valentina, mas esta ficou interessada com o Tony, que mentiu quem era. Agia de forma doce, compreensiva e confortadora, o que encanta e atrai a pequena. Seu pai o via como uma forma de salvação também.

O anão era o subconsciente de Dr. Parnassus, era o grilo falante. Mas não funcionava bem, não era ouvido pelo Dr., que só sabia de seus vícios (representado pelo diabo – apostas, bebidas, histórias mentirosas)

Tony, realmente os salva, mas para seus interesses, aproveitar-se de Valentina e para conseguir dinheiro emocionando madames ricas (Cena do Shopping Center).

Tony entra no espelho, mostrando realmente sua face, e Anton, único que não se deixa enganar pela aparência boa de Tony, enxerga realmente quem ele é. Mas por mais que tente avisar sua amada, não consegue desiludi-la.

A primeira vez que Tony entra no espelho, já reparamos com sua máscara de sedução, interpretada por Johnny Depp, onde a usa com uma Madame gorda e velha, que sonha em ser magra, sonha com sapatos e acessórios luxuosos e brilhantes. Ela é mostrada dessa forma, para nós a criticarmos, mas se transforma depois de ver sua real face e ver aquelas crianças na rua, sente dó, e se desprende dos bens materiais. Isso ocorre com mais algumas senhoras.

Tony é encontrado pelos seus queridos amigos mafiosos, que tentaram matá-lo. Entra no espelho de novo, e outra face sua é revelada, mostrando sua ambição, interpretado por Jude Law, onde sonha com a fama e riqueza. Muitas escadas levam até os céus (realização de seus sonhos), cada escada um futuro – suba e encontre o que deseja, seu futuro é esse. Mas é arruinado por mafiosos que ‘quebram sua escada’ literalmente mostrado no filme, mas metaforicamente quebrada em sua vida, querendo o matar. Como um bom vigarista, consegue fugir.

Voltando pra Valentina, desejando-a e possuindo-a, dá a ela uma vida luxuosa ao seu lado. Tem filhos com ela, ou seja, tudo o que queria para ser feliz segundo sua concepção: poder. Ganha prêmios por ser bom, por sua instituição de crianças carentes. Essa fase de sua vida, interpretada por Colin Farrel, é cheia de loucura, pois o que o homem faz, faz o homem. O poder controlado, o controlou. Alucinações, que o leva a fazer loucuras, como bater num menino, achando que é Anton, o denunciador de seu verdadeiro EU. Desconfia de traição por Valentina e a bate. É acusado por jornais e perseguido pela mídia… “À caminho da forca”. – Cena literal do filme. É morto.

Podre Dr. Parnassus. Pobre Valentina. Ficam à mercê. Dr., ainda nas ruas, caminhando pelas ruas feitas de areias intermináveis do tempo, agora sem seu grilo falante pra dizer o que fazer. Bebendo, até ir uma vez para o hospital, e Valentina, que fica sabendo, acaba se enganando, acreditando na morte do pai, por uma gíria de um policial que diz: ‘Ele vai morrer…’ Mas não ouviu uma parte ‘…de tanto beber.’

Segue triste, sem ninguém na vida. Até encontrar aquele que realmente a ama, Anton. Casando-se com ele, dedicando-se a ele, trabalhando, vivendo honestamente.

E seu pai, ainda vivo, vagando pelas ruas, sem rumo ou tino, a vê. E sua esperança se renova, sua consciência volta, seu grilo falante retorna: seu anão. E começa a trabalhar fazendo teatrinhos para crianças, querendo, por um lado, se tornar decente para ver sua doce Valentina, por outro lado, jogar, beber. (Cena final, onde o diabo reaparece.)

http://www.imdb.com/title/tt1054606/

Anúncios