Não é estar sozinho que lhe faz sentir solidão. Podemos passar mais de cinco dias numa floresta sozinhos, só com a companhia de insetos e animaizinhos e não nos sentirmos sós, pelo contrário, nos sentirmos bem. Longe da sociedade que deturpa nossas ideias, da tecnologia e do caos da convivência. Não precisamos necessariamente estar numa floresta, pode ser qualquer lugar que você goste, e em vez de nômade, possa ficar ali durante muito tempo, pensando sem que nada desvie sua atenção, observando o mundo de fora. Apenas …‘Fugere urbem’. Apenas … Abandonando e sendo feliz por um momento. Não há sentimentos ruins.

Mas seria feliz viver somente ali, sozinho?

.

.

.

Às vezes a companhia de outro alguém querido faz com que essa felicidade torne-se mais viva e real. Por que temos necessidade de perguntar a outro, o que vê, ouvi e sente diferente de nós, o que sente, ouvi e vê naquele instante, como quando experimentamos alguma comida ou vemos algum filme pela primeira vez… É como se a outra pessoa fosse prova do momento, seja ele feliz ou triste, às vezes é melhor que estar só, embora sozinho, haja uma liberdade de ser você mesmo.

A morte separa amantes. Mas as lembranças pode nos dar certeza daquele amor. Mas ainda sim, a solidão é tentadora, não conseguimos viver sem senti-la. Podemos viver sem amar, mas não sem nos sentir sozinhos.

Com a perda de algo ou alguém. Esperança e amor, por exemplo. Surgem vícios: álcool, drogas, jogos, adrenalinas, sexo, religião, egocentrismo… Vícios que podem fazer companhia. Mas para usar você, e quando perceber isso, estará sozinho, com raiva e angústia. E não irá querer voltar a sociedade, preferindo aquela solidão à enfrentá-la. Você sente que em algum outro lugar, há uma presença forte que desperta. Um lugar onde você sabe que não se sentirá só. Angustiado por não poder estar lá, preso aos vícios, continua sozinho, isolado, perdendo os momentos, egoistamente congelado.

‘ The freezing wind blows right inside and feel like ice… I can feel her around… even dead…

( Sentenced)

Indico a assistirem ‘Na natureza selvagem’, um excelente filme para assistirem! Outro dia posto sobre ele! Por que hoje ao escrever esse post, lembrei desse maravilhoso filme, com a trilha sonora feita com a voz única de Eddie Vedder.

Anúncios