Título Original:  The Dreamers (Reino Unido), Innocents (França), I sognatori (Itália)

País:  Reino Unido, Itália, França

Ano:  2003

Duração:  119 minutos

Gênero:  Drama

Direção:  Bernardo Bertolucci

Roteiro:  Fabio Cianchetti, Gilbert Adair, Louise Sternsward

Elenco:

Eva Green
Louis Garrel
Michael Pitt

Formato:  RMVB

Tamanho: 380 MB

Legendado:  Português/BR

Sinopse:

Matthew (Michael Pitt) é um jovem que, em 1968, vai estudar em Paris. Lá ele conhece os irmãos gêmeos Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel). Os três logo se tornam amigos, dividindo experiências e relacionamentos enquanto Paris vive a efervescência da revolução estudantil.

Download

Comentário:

Três jovens, o mais maduro é o Matthew, os dois irmãos, segundo ele – e eu concordo, não “crescem” devido ao grude por serem gêmeos, doentes de amor um pelo outro e tentam agir igual. No começo ‘lutam’ e depois ficam em casa, há incoerências, o que é bom e provavelmente provocado pelo criador do filme.

Uma prova de Isabelle ser alienada é no início do filme onde parece estar presa a grade, mas na verdade só está fingindo.

Achei muito bonito os dois irmãos serem apegados, mas eles precisavam de ‘alguém a mais’ – eles mesmos assumem isso no filme. Esse alguém foi Matthew, que tinha algo em comum entre eles: admirador de filmes e sonhador. O olhar dele é muito interessante e seduz os irmãos e os contradiz muitas vezes (em uma cena, por exemplo, onde Theo acha que Matthew fala igual ao seu pai, mas a idéia dele é a frente das de Theo e de seu pai, por Theo não entender, a inferioriza).

As partes onde imitam cenas de filmes são muito boas e originais. Mostra a personalidade deles: sonhadores e cinéfilos. É muito criativo e eu adorei.

Todos os três se alienaram depois que se conheceram, não sabiam o que estava acontecendo no mundo, só ficavam no apartamento. Ao verem que há uma protesto na rua, saem e mesmo sem saber o que está acontecendo, vão segundo o fluxo. E Theo decide explodir uma bomba, Isabelle o segue, por não ter opinião, por amar o irmão. Deixam Matthew que os tenta parar, mostrando que aquilo era violência. Os irmãos não os escutam, o que mostra como são ingênuos. Provavelmente tenham morrido com aquele bando de policiais.

Os policiais, os irmãos os chamam de fascistas, mas na realidade eles mesmo viviam numa ditadura. Tinham regras autoritárias: não qual é o filme, paga multa. Multas pesadas, e que eles não se rebelam ao fazê-las. Podem até espernear um pouquinho, mas acabam cedendo e pagando as multas. São hipócritas, então, ao chamarem os policiais de fascistas.

http://www.imdb.com/title/tt0309987/

Anúncios