Título Original:  Hable con Ella

País:  Espanha

Ano:  2002

Duração:  112 minutos

Gênero:  Drama

Direção:  Pedro Almodóvar

Roteiro:  Pedro Almodóvar, Sonia Grande

Elenco:

Javier Cámara
Darío Grandinetti
Rosario Flores
Leonor Watling

Formato:  RMVB

Tamanho:  350 MB

Legendado:  Português/BR

Sinopse

O filme trata do amor e da amizade a partir da historia de dois homens cujas vidas se cruzam no hospital onde estão internadas as mulheres que eles amam. O primeiro é Benigno, o enfermeiro de Alícia, em coma há quatro anos. O outro é Marco, um jornalista que vela por sua amada, a toureira Lydia. Com uma trilha sonora e fotografia impecáveis, este filme vencedor do Oscar de melhor roteiro entrou para a galeria de grandes obras de Almodóvar. Merecem atenção especial o curta-metragem mudo inserido na trama, inspirado no cinema do início do século XX, e as belas seqüências com músicas interpretadas por Caetano Veloso e Elis Regina, o primeiro cantando ao vivo no próprio filme.

Download

Comentário:

Trata de uma forma sutil a carência que quatro pessoas sentem de formas diferentes. Benigno, um homem solitário que conversa, cuida e ama uma jovem que está em coma há quatro anos, até o momento em que age de forma errada com ela. Ficamos tristes pelo seu fim solitário, após o filme tratar de forma surpreendente a história e os atos ‘imorais’, fazendo com que não o julguemos brutalmente.

Já Marco, aparentemente um homem centrado e sentimental, comete um crime com sua amada, também em coma. Marco a visita todos os dias para fazer companhia a ela, mas na verdade está fazendo companhia a si mesmo. Não a toca, segundo ele por não poder, e não fala com ela por acreditar que esta está inconsciente, não conseguindo ouvir ou sentir nada, “praticamente morta”. Decide a deixar, morrendo então. A vida continua frágil e bela. Roteiro profundo e doloroso. Único, como sempre, Almodóvar.

Metáforas são inseridas no filme durante todo o tempo… Os ballets modernos e o curta-metragem inserido: Um homem que entra pela vagina de uma mulher. Sugerindo o “querer a conhecer profundamente”… E por fim a dominar? Ou ainda, ela o dominar por meio de acarinhos e cuidados, aprisionando o homem?

Realmente um belíssimo filme, obra-prima, que põe em questão as angústias masculinas, as faltas de diálogo entre homens e mulheres… Então Almodóvar sugere nesse filme: Fale com ela.

http://www.imdb.com/title/tt0287467/

Anúncios