Título Original:  Twelve Monkeys
Pais:  EUA
Ano:  1995
Duração:  129 minutos
Gênero:  Drama, Ficção Científica, Suspense
Direção:  Terry Gilliam
Roteiro:  Cris Marker, David Webb Peoples, Janet Peoples, Julie Weiss, Roger Pratt
Elenco:
Bruce Willis
Madeleine Stowe
Brad Pitt
Formato:  RMVB
Tamanho:  403 MB
Legendado:  Português/BR
Sinopse:
No ano de 2035, James Cole (Bruce Willis) aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar mistério envolvendo vírus mortal que levou à morte da maior parte da humanidade. Tomado como louco, no passado, ele tenta provar sua sanidade a uma médica (Madeleine Stowe), sua única esperança de mudar o futuro.

Comentário:

O que torna o filme incrivelmente único é a diferença que há dentre muitas outras obras de ficção. A confusão que é criada entre todos os elementos do filme faz com que várias ações as tornem inacabáveis, como a morte de “James, Bob, Jim”, quem ele realmente é? A crise enfrentada pela psiquiatra, não saber mais distinguir o real da imaginação, mas acredita ainda reconhecer a “demência da sanidade”, por isso aceita que “James, Bob, Jim” seja realmente do futuro. É claro que durante o filme, com a interpretação fantástica de Bruce Willis, eu acreditei. Jeffrey em um curto intervalo de tempo transforma sua loucura de inocente para perigosa.

Todas as críticas de Jeffrey no tempo do sanatório são puramente verdades e são pensadas por muitos além dele, porém é considerado uma pessoa insana; o que demonstra de uma forma radical como muitas pessoas são classificadas como loucas. Mostra que por não aceitarem, serem hipócritas, ou ainda, não entenderem; os “psiquiatras” tacham pessoas de loucas pelas idéias. Como isso? Onde está a democracia? A liberdade de expressão? Realmente… Concordo que “a psiquiatria é a nova religião”.

Por fim, apesar de o filme ter viagens temporais, elas não fazem com que atos passados interfiram no futuro, o que acontecem Efeito Borboleta; porém cria uma atmosfera e as personagens de um jeito tão peculiar, que ao final você se pergunta: Tudo aquilo foi realidade, ou mais uma forma de mostrar uma mente doentia?

http://www.imdb.com/title/tt0114746/

Anúncios