Título Original:  Blindness

País:  Canadá, Brasil, Japão

Ano:  2008

Duração:  120 minutos

Gênero:  Drama, Suspense

Direção:  Fernando Meirelles

Roteiro:  Don McKellar, José Saramago

Elenco:

Julianne Moore
Mark Ruffalo
Alice Braga
Danny Glover
Gael Garcia Bernal

Formato:  RMVB

Tamanho: 465 MB

Legenda:  Português/BR

Sinopse:

Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de “cegueira branca”, já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.

Download

Parte 1  Parte 2

Comentário:

Ensaio sobre a Cegueira é um filme sobre ficção que mostra a sociedade diante de um fato inesperado: como um sentido retirado de todos, causa uma grande transformação nos comportamentos humanos. No início do filme, um japonês (Yusuke Iseya) dirige seu carro e de repente perde sua visão, sem motivo algum. Um ladrão (Don Mckellar) se finge de amigo e o rouba. Indo com sua mulher no oftalmologista, esse diz que sua visão está perfeita. Portanto, a cegueira tem motivo misterioso. Os primeiros cegos foram trancados em um local, vigiados e alimentados por autoridades, pois suspeitavam ser contagiosa essa cegueira. Em pouco tempo a cegueira espalhou-se por toda cidade, exceto uma mulher (Julianne Moore), a qual foi trancada também.

Em meio a tantos cegos, o filme focalizou a atenção na “prisão”. Sem visão, rapidamente a pequena sociedade dessa prisão tornou-se uma completa desorganização, sujando todo o espaço. Devido a total desordem, as máscaras dos personagens caem e a luta pela sobrevivência e o egoísmo de cada um prevalece. Com a comida dos seus lados, as autoridades chantageiam os prisioneiros desonradamente, passando os limites da ética e moral. Se todos quiserem ser livres terão que lutar, assumir que estão cegos, que são incapazes de muitas coisas, aceitando as humilhações. Porém a presença de uma mulher, esposa do médico e única a enxergar, faz com que todos se apóiem nela, cabendo a ela essa missão de acabar com a injustiça que seus amigos enfrentam. O ditado “Na terra de cego quem tem olho é rei” pode ser interpretado das duas formas possíveis. Nesse caso, os olhos estão do lado daquele que é o líder por ter algo a mais, o fardo que este carrega ao tentar fazer sua justiça contra o mal, e nesse caso a mulher faz contra abuso de mulheres e chantagem.

Ao achar a saída, ela grita: Estamos livres! E com sua ajuda, saem um grupo. A cidade encontrava-se completamente devastada de lixo e mendigos cegos implorando e roubando comida como zumbis. Será que estão livres realmente? Conseguiria os cegos viverem sozinhos? Seriam livres para fazer o que quiserem? E o que tem que ser feito para sobreviver?

O diretor Fernando Meirelles conseguiu passar a mensagem que a sociedade quando é posta em risco de vida, passar fome, caem todas as máscaras; seus desejos afloram, o egocentrismo obstrui qualquer barreira. As pessoas perdem o senso moral e até pudor, como é visto na cena em que duas pessoas transam em lugar nada escondido, pois sabem que ninguém os enxergarão. No momento que estão presos, tem-se a ideia de dividir as tarefas para tentar organizar as comidas. A primeira vista isso parecia funcionar, como uma tentativa de se ajudarem. Mas em seguida, a corrupção tomou conta daqueles que possuíam a comida. Isso demonstra toda a podridão de uma sociedade que não está preparada para pensarem equipe. Muitos reclamam dos políticos que roubam e se corrompem etc, mas será que todos nós somos capazes de exercer um comando em equipe? Será que o poder tomaria conta de nós e transformaria nossas cabeças assim como eles? Até onde nossa moral e ética são fortes?

http://www.imdb.com/title/tt0861689/

Anúncios