Título Original:  Rosso come il cielo

País:  Itália

Ano:  2007

Duração: 96 minutos

Gênero:  Drama

Direção:  Cristiano Bortone

Roteiro:  Cristiano Bortone, Monica Simeone, Monica Zapelli, Paolo Sassaneli, Vladan Radovic

Elenco:

Francesco Campobasso
Luca Capriotti
Simone Colombari
Marco Cocci

Formato:  RMVB

Tamanho:  540 MB

Legendado:  Português/BR

Sinopse

Anos 70. Mirco (Luca Capriotti) é um garoto toscano de 10 anos que é apaixonado pelo cinema. Entretanto, após um acidente, ele perde a visão. Rejeitado pela escola pública, que não o considera uma criança normal, ele é enviado a um instituto de deficientes visuais em Gênova. Lá descobre um velho gravador, com o qual passa a criar estórias sonoras.

Download

Comentário:

Vermelho como Céu apresenta uma história real do menino Mirco (Luca Capriotti) que, aos dez anos, ficou cego devido a um acidente doméstico. Como na Itália não era possível deficientes visuais pertencerem a escolas de alunos “normais”, Mirco foi mandado a um colégio interno de cunho religioso para deficientes visuais. Seu professor, Don Giulio, logo mostra-se amigo, tentando dar sentido à aprender braile, ele diz à Mirco, quando alega enxergar: “Se você tem cinco sentidos, para que usar só um?” Depois passa uma tarefa à sala sobre as quatro estações. Quando Mirco encontra um gravador no colégio, começa a gravar os sons para seu trabalho e depois para criar uma história fantástica, que o diretor, Crisatiano Bortone, a incorpora ao filme, transformando os lugares da escola na história de Mirco, dando vida e realidade a ela. Com esse trabalho, aos poucos Mirco descobre, juntamente com Francesca, que ele tem uma habilidade incrível de reproduzir histórias através de sons. Porém o trabalho é reprimido pelo diretor, um homem que durante a infância enxergara, e guarda rancor por ter perdido esse sentido. Não acredita que as crianças tenham alguma capacidade além daquelas que lhes são dadas, acredita que estão ali para aprender o que praticaram no futuro.

Observa-se que quando Mirco chega, existe um garoto, Valério, que é conhecido como briguento e os demais estudantes fazem tudo o que ele quer. Ao verem que Mirco está com um projeto interessante, se candidatam, e Mirco coloca mais vozes em sua história, inclusive Valério. Observa-se que aos poucos Mirco está integrando os colegas, Valério pára de incomodar principalmente Felice e passam a dar boas risadas juntos, como quando foram ao cinema. Naquele momento percebe-se que o Cinema une todas as pessoas que o apreciam e pode ser entendido por todos. É um belo momento do filme. Don Giulio percebe o talento de Mirco e passa a incentivá-lo a aflorar seu talento. Com ajuda dos estudantes, reunidos pelo amigo de Francesca e Mirco, fazem um protesto contra o conservadorismo e Don Giulio, a expulsão injusta de Mirco. É importante citar como o filme fez mais uma homenagem ao cinema, pelo amor dos personagens ao entrar em um cinema, e resgata a emotividade do cinema italiano, com um filme altamente emocionante. Mirco é um personagem único, corajoso, do tipo que arrisca tudo para ser quem quer ser e fazer o que quiser, mesmo que pra isso quebre as “regras”, e soube aproveitar o sentido e tirar grande proveito disso, um grande herói. Provando que heróis existem e não tem super poderes, que às vezes tem menos do que muitos, porém tem algo dentro deles que os fazem serem super-heróis.

http://www.imdb.com/title/tt0450121/

Anúncios